top of page
Buscar

Sindilegis adere ao selo “Racismo, aqui não!” e fortalece ações pelo Mês da Consciência Negra

  • Foto do escritor: Racismo Aqui não
    Racismo Aqui não
  • há 24 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Na segunda parte da programação do Encore 2025, o coordenador do GT de Afinidade de Raça do Senado Federal, Devair Nunes, apresentou um painel dedicado às políticas antirracistas na Administração Pública, sob mediação da diretora de comunicação do Sindilegis, Elisa Bruno. Durante a exposição, ele destacou a filosofia Ubuntu, que sintetiza o espírito do momento de reflexão: “Eu sou porque nós existimos.”


Em seguida, foi realizada a assinatura simbólica do selo “Racismo, aqui não!” pelo Sindilegis. Também receberam o novo certificado representantes das duas Casas: Devair Nunes, pelo Senado, e Alessandro Laranja, secretário-geral de Administração do TCU, e Alexandre Peixoto, secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal. O TCU foi a primeira instituição pública a aderir ao selo, em 2024, ano em que o Senado também formalizou sua participação.


“Não podemos ficar omissos em relação a essas pautas. É um assunto que nos inquieta e que precisa ser enfrentado, inclusive dentro de nós, e enquanto sociedade”, afirmou o presidente do Sindilegis.


Sobre o selo


Criado em 2009 pelo publicitário João Silva, o selo “Racismo, aqui não!” é uma iniciativa de mobilização que busca inibir práticas racistas por meio de sua adoção em ambientes de trabalho, educação, cultura, esporte e lazer. A partir dele, surgiu o Certificado de Compromisso Social “Racismo, aqui não!”, que reforça a importância do enfrentamento ao racismo para promover inclusão e respeito à diversidade. Sua presença em locais visíveis ajuda a estimular mudanças reais de comportamento. Saiba mais: racismoaquinao.com


Encerramento do Mês da Consciência Negra


Durante o encontro, foi anunciada a última edição da série Papos que Transformam de 2025, que contará com um bate-papo com João Silva no dia 28 de novembro, encerrando o Mês da Consciência Negra. O momento marcará mais uma etapa da atuação do Sindilegis, em parceria com o Senado e o TCU, no combate ao racismo. No ano passado, a entidade lançou o livro “Como não ser racista: mesmo que você jure que não é”, disponível em: naosejaumracista.com.br.


Idealizador do selo antirracista e do símbolo da paz do Olodum, João Silva participará do encontro ao lado de membros dos comitês de equidade do Senado e do TCU. Será uma oportunidade de conscientização, troca de experiências e atualização sobre práticas institucionais antirracistas. Reprodução: Sindilegis.


 
 
 

Comentários


bottom of page