top of page

SELO: RACISMO, AQUI NÃO!
 

Criado em 2009, pelo Instituto Maria Preta, o selo "Racismo, aqui não!" é uma ação integrada de mobilização que se propõe a inibir práticas racistas no Brasil e no mundo, a partir de sua adoção e exposição em ambientes de trabalho, educação, manifestações culturais, esportivas e de lazer.

Em sintonia com o ESG (Environmental, Social and Governance), criado nos anos 2000 para chamar a atenção  de  questões ambientais, sociais e de governança relevantes, nasceu o Certificado de Compromisso Social “Racismo, aqui não”, a partir do entendimento de que à combate ao racismo é uma ação necessária  para inclusão social e respeito à diversidade. Sua utilização em locais visíveis e de fácil acesso trará mudanças significativas no comportamento das pessoas.

 

 

 

 

 

POR QUE ADOTAR O SELO?

Acreditamos que a adoção do selo e de seus protocolos por instituições públicas e privadas, entidades e organizações de interesse social, bem como sua ampla exibição em peças publicitárias, eventos festivos e esportivos, contribuirá significativamente para abordar a questão, inibir práticas racistas e reduzir conflitos, bem como preservar imagens e reputações.

OS BENEFÍCIOS:

Reconhecimento: Empresas que recebem o Selo são reconhecidas publicamente por seu compromisso com a justiça racial, o que pode melhorar a reputação da marca e atrair consumidores que valorizam a responsabilidade social.

Diversidade e Inclusão: O Selo pode impulsionar esforços internos para promover a diversidade e a inclusão dentro da empresa, incentivando a criação de ambientes de trabalho mais representativos e acolhedores.

Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável: O engajamento ativo na promoção da igualdade racial contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo um desenvolvimento mais equitativo e sustentável.

Impacto Social Positivo: Além dos benefícios para a empresa, o Selo Racismo, aqui não! demonstra um comprometimento tangível com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, contribuindo para a transformação social.

WhatsApp Image 2025-07-18 at 16.36.56.jpeg
bottom of page