O Instituto Maria Preta, conduzida pelo designer, criador e estrategista publicitário brasileiro João Silva firmou parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), entidade sem fins lucrativos cuja missão é disseminar a Governança e o Compliance no Brasil e na América Latina por meio da interação humana de forma íntegra. A partir deste acordo, diversas organizações poderão publicamente “afirmar o seu comprometimento em trilhar o caminho da justiça, respeito e equidade”, segundo afirma Cristiane Nardes, diretora do IGCP para assuntos de Governança. Eles acabam de formalizar um acordo de cooperação para certificação do selo “Racismo, aqui não! em todo o território brasileiro.
Por sua vez, João Silva diz que a adoção do selo e seus protocolos por instituições públicas e privadas, entidades e organizações sociais e a sua exibição em local visível (a exemplo de licenças de funcionamento), em peças publicitárias on e off media, entre outros locais e dispositivos, “contribuirá e muito para o enfrentamento da questão e redução de conflitos”. Criado em 2009 por João Silva, um dos mais premiados do país e autor de mais de 1.000 marcas, dentre elas os dois “LL” de Collor de Melo e o símbolo da paz para o Olodum, o selo “Racismo, aqui não!” tem como objetivo principal inibir práticas racistas e contribuir para uma convivência pacífica e respeitosa entre todos os cidadãos no Brasil e no mundo.
O Instituto Maria Preta, criado em 2008, é o responsável pela gestão do selo “Racismo, aqui não”. A missão do instituto é tornar-se um centro de referência em promoção e desenvolvimento sociocultural sustentável para o Brasil e para o mundo, a partir de ações e projetos que destacam temas cruciais, como diversidade, inclusão e combate ao racismo, sempre em sintonia com o ESG (Environmental, Social and Governance), instituído nos anos 2000 pela ONU, para chamar a atenção de questões ambientais, sociais e de governança relevantes.
“Estamos muito felizes e otimista com essa parceria com o IGCP, que é uma instituição séria e reconhecida, pela sua atuação nos processos de boas práticas de governança e compliance na América Latina,” afirma João Silva.
O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) realiza sua missão por meio da implantação de Programas de Governança e Compliance personalizados para cada cliente, realizados através de eventos, cursos de capacitação, palestras, workshops, mentorias e treinamentos. Em 2022, o IGCP foi agraciado com o primeiro lugar na categoria ESG e Compliance do Prêmio Marco Maciel, conferido pela ABRIG – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.
Para o IGCP, o selo “Racismo, aqui não!” não é apenas uma declaração, mas um compromisso com a construção de uma comunidade onde a diversidade é celebrada e a igualdade é inegociável. O combate ao racismo não é uma opção, mas uma responsabilidade coletiva.
Texto extraído de: https://blogs.correio24horas.com.br/blog-do-marrom/?p=103060
Comments